quinta-feira, 13 de maio de 2010

Existe... Eu sinto!

São ossos e músculos, cartilagens, tendões, nervos, gânglios... Perfeitamente interligados, um arcabouço inteiro pronto a servir. Conduzem um desenvolver constante de tudo que é mecânica. São eles, responsáveis pela vida, pela promoção de todo seu movimento, de uma simples manifestação de lubrificação dos olhos (piscar), inteiramente inconsciente, mas não menos importante.

Quando se começa a busca pelos passos, dizemos haver a sucessão de reações de proteção que desencadearão finalmente o andar e sem pensar faz-se no dia-a-dia uma das mais simples atividades. Acabamos não mais pensando em colocar um pé e depois o outro, não pensamos em precisar equilibrar-se à medida que todo um corpo sustenta-se em apenas um deles, não pensamos em contrair e relaxar diversos músculos enquanto uma das pernas se eleva.

E a gente esquece. Esquece que isso que hoje nos rege, não será substituído. Deixamos então que o tempo tome como próprio o que de direito é nosso. Toda a estrutura desgasta-se rápido demais quando a deixamos exposta, quando nos permitimos usá-la sem limites.

Sinta! Tudo isso é seu, é de vontade sua usá-la e escolher como usá-la. Cuide! Tudo isso um dia enfraquece, acaba esquecendo você também.

Enquanto tudo trabalha a seu favor, esforce-se e trabalhe a favor do todo. Promova no mínimo o básico: espreguiçar-se! Alongamento de músculos que permaneceram relaxados durante toda noite de sono, enfrentarão melhor mais um dia, quando nos damos ao luxo de esticar-se. Ande, corra, dance, nade... Faça-se ator e articulador, morador ativo e cuidador do seu próprio ser.

Jamais conseguirá fazer eterno o que o tempo devora. Mas proteja o quanto puder.

Fisioterapia!

Um comentário:

César Augustus disse...

rééé gostei! essa é minha menina!
vou me exercitar mais e cuidar melhor do meu corpo, é incrível como a saúde das nossas "juntas" vão embora logo cedo...


;*