quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Saber Conhecer

Perguntas. Respostas... E novamente perguntas! Admiro inconstantemente palavras. Excepcionalmente as ditas, de maneira suave, fluida, as incessantemente pensadas, faladas com a precisão de quem sabe o porquê, quando, onde e a quem dizer. Questão de inteligência. Pense. E explore seu consciente, subconsciente, ouse ir o mais longe sua mente se permitir explorar.

Como dizem os sábios: “Beleza atrai, conteúdo prende!” Não apenas o conteúdo predeterminado que adquirimos com os livros, assuntos abordados em escolas, universidades, bibliotecas e acervos. Esse tipo de conhecimento é fácil, acessível, muitos o têm, mas quanto mais explorar VOCÊ mais sábio será. Independente no que for, seja bom! Bom o bastante para se sentir elogiado interiormente. Faça! E ao terminar sinta que está bom o bastante para sentir o elogio vindo de seu próprio senso crítico. Não importa quantos te digam que está muito bom. Se você mesmo sente que pode estar melhor. Refaça!

Inteligente não é aquele que te prende a atenção durante uma ou duas horas em uma palestra sobre algo que ele explorou por anos e sim aquele que diz duas palavras e te faz lembrá-las por toda vida. Ouço falar em bons advogados, escritores, médicos, pessoas que durante anos aperfeiçoaram seu conhecimento e hoje fazem dele profissão. E tiro como exemplo o que aperfeiçoa não o reconhecimento e sim o que refaz todos os dias o amor pelo que faz.

Ouço atenciosamente aqueles que exalam inteligência no olhar, no vestir, no passos cansados de um dia difícil, olho-os com atenção, muitos levam a paz em gestos simples. Pessam sobre si mesmos, em ser melhor, continuar querendo o que hoje tem: vontade!

Um comentário:

Taíse Marques disse...

Mais importante que os ensinamentos que a gente lê nos livros são os ensinamentos que ouvimos e vemos nos olhos de quem tem sabedoria, de quem tem experiência!
A vida é o melhor livro :)

Amei o texto, prima :*